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Este manual tem o objetivo de orientar o usuário na utilização da tela de FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA. Essa ferramenta foi desenvolvida baseada no índice Markup Multiplicador e tem como finalidade ajudar os clientes a calcular um preço de venda de forma justa, suficiente para cobrir todos os custos, despesas e impostos e no final gerar um lucro na venda para manter a empresa ativa no mercado.
Markup, também conhecido por Preço-Margem ou Fator de Venda, é um índice aplicado sobre o custo de um produto ou serviço para a formação do preço de venda. O preço obtido deverá suprir todos os custos, despesas e impostos e ao final gerar um lucro, desta forma podemos simplificar a estrutura do Markup onde o preço é igual a somatória de todos os elementos inclusive o lucro desejado.
O preço de venda (Markup) pode ser calculado de duas formas: Markup Divisor e Multiplicador. No sistema WebMais iremos trabalhar com Markup Multiplicador.
Tomamos um exemplo de um produto ou serviço que possui um custo de R$ 150,00; os Impostos 18%; Comissão 7%; Despesas financeiras 6%; e seu Lucro desejado de 20%.
A soma destes percentuais representa o valor do Markup de venda. Aqui, o Markup de venda é 51% do preço de venda. Os outros 49% representa o Markup Divisor, ou Coeficiente Divisor.
Para encontrar o índice do Markup, utiliza-se a seguinte fórmula: Markup = 100 ÷ (100 – Soma total dos percentuais sobre o preço de venda, como por exemplo o percentual de comissão, impostos, despesas financeiras e do lucro).
Aplicando esta fórmula no exemplo acima, temos:
Índice Markup = 100 ÷ (100 – (18 + 7 + 6 + 20))
Índice Markup = 100 ÷ (100 – 51)
Índice Markup = 100 ÷ 49
Índice Markup = 2,040816
Com este índice de Markup, o preço de venda será R$ 306,12 (R$ 150,00 x 2,040816).
Mas será que este valor está correto? Será que vendendo o produto por R$ 306,12 a empresa terá os 20% de lucro desejado?
Vamos então tirar a prova real:
Venda Bruta R$ 306,12
(-) IMPOSTOS R$ 55,10
(-) COMISSAO R$ 21,43
(-) DESPESAS FINANCEIRAS R$ 18,37
(=) LUCRO R$ 61,22
Podemos ver que o Lucro foi exatamente o valor desejado, ou seja, 20% sobre o preço de venda.
No sistema WebMais a tela FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA está disponível no módulo CADASTROS GERAIS. Para que a tela funcione corretamente as seguintes configurações devem estar de acordo:
– Cliente precisa trabalhar com tabela de preço;
– O produto deve estar adicionado na tabela de preço;
Para calcular o Preço de Venda deverá ser realizado o seguinte procedimento:
Acessar a Tela FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA
– Informar a Tabela de preço;
– Informar o campo % Total de impostos;
– Informar o campo % despesas adicionais;
– Informar o campo % Lucro desejado;
– O campo “Índice Markup” é preenchido de forma automática pelo sistema (fórmula descrita no exemplo acima);
– Deverá clicar em PESQUISAR;
O Sistema irá listar na grade os produtos conforme o filtro aplicado:
– Custo Unit. : Custo do produto da movimentação de estoque (Kardex), de acordo com o filtro aplicado no campo “Tipo de Custo”, podendo ser MÉDIO, REPOSIÇÃO, ou FIXO;
– Preço Atual: Preço atual do produto definido na tabela de preço;
– Preço sugerido: Preço calculado pelo sistema aplicando o “Índice Markup” (índice * custo).
Para aplicar o preço sugerido pelo sistema na tabela de preço, basta selecionar o(s) item(s) desejado(s) e clicar em CONFIRMAR, o sistema apresentará a seguinte mensagem:
“O(s) produto(s) selecionado(s) terá(ão) seu preço de venda atualizado(s) na tabela de preço selecionada com o preço sugerido na consulta. Deseja continuar?”
Ao clicar em OK o(s) preço(s) serão atualizado(s) na Tabela de preço.
OBS:
– É importante ressaltar que para o sistema calcular o Preço de Venda aplicando o índice Markup de forma precisa, deve-se ter um controle correto do custo do produto na movimentação de estoque (Kardex),ou seja, todas as movimentações de entrada e saída do estoque devem estar de acordo com o tipo de custo selecionado na tela de FORMAÇÃO DE PREÇO DE VENDA, podendo ser:
MÉDIO: Custo é gerado a partir da ultima movimentação do estoque (entrada ou saída);
REPOSIÇÃO: Custo é gerado a partir da ultima movimentação de entrada;
FIXO: Custo fixo cadastrado em: MATERIAIS>>ENTRADA>>CADASTRO>>CUSTO FIXO, que permanece constante no sistema, independentemente das movimentações de estoque realizadas.
– Podem ser configurados para trazer os percentuais de forma automática os campos:
% Total de Impostos;
% Desp. Adicionais;
% Lucro Desejado.
Caso queira deixar como padrão essas informações, poderá ser solicitado ao Suporte via Ticket ou Telefone. A configuração é realizada em: CADASTROS GERAIS>>CONFIGURAÇÃO DE PARAMETROS>>MODULO CADASTROS GERAIS>>FORMAÇÃO PREÇO DE VENDA.
O setor de produção é o coração pulsante de qualquer empresa, desempenhando um papel vital na coordenação e execução das operações diárias. É essencial que esta área esteja sempre bem-informada e atualizada, pois as decisões tomadas aqui reverberam por toda a organização. Da mesma forma, a comunicação bidirecional entre a produção e outros departamentos é crucial para a sinergia empresarial.
É aqui que o sistema ERP (Enterprise Resource Planning) se destaca, servindo como uma ponte robusta para o fluxo de informações. Com a capacidade de integrar dados de diferentes setores, o ERP elimina a necessidade de consultas diretas constantes com a equipe de produção, otimizando o tempo e aumentando a eficiência.
Utilizando nosso sistema ERP, você não só terá acesso a relatórios detalhados e precisos, mas também poderá desfrutar de insights aprofundados sobre o desempenho da produção. Isso permite uma análise crítica e a tomada de decisões baseadas em dados concretos, impulsionando a empresa rumo ao sucesso contínuo.
Conhecidos por muitos nomes (executive dashboard, business dashboard, business intelligence dashboard, etc.) e traduzido para português como “Painel de bordo”, é uma solução para os usuários terem um conhecimento rápido dos dados importantes para eles, exibidos em apenas uma tela permitindo tomada de decisão rápida e assertiva. No ERP do Grupo Raotes, gestores e agentes decisórios além de terem um resumo dos dados importantes, também podem utilizar o Dashboard como forma de realçar dados específicos, de maneira prática e intuitiva!
Gestão de compras é fundamental para qualquer empresa.
Neste módulo, estão disponíveis funcionalidades que irão lhe ajudar a obter maior controle no momento de realizar compras; tanto de produtos para revenda, como de insumos, matérias-primas e/ou serviços.
O processo de compra poderá ser acompanhado por status, deste o início até o momento da emissão da ordem de compra.
Os módulos do Sistema de Gestão ERP WebMais integram os setores da sua empresa, viabilizando o planejamento dos departamentos, otimizando tempo.
Em tempos de alta competitividade e redução das margens de lucro,
a administração de materiais é o grande diferencial de pequenas e médias empresas.
Neste módulo, o principal objetivo é controlar o abastecimento de materiais, sejam eles, para fabricação de produtos, entrada de matéria-prima, material de expediente, material de limpeza, contratação de serviços e etc.
Qualquer operação produtiva requer planos e exige controles. Este módulo, contempla controles de processos produtivos, como engenharia de produto, ordens de produção, apontamentos e etc. Esses processos permitem que sua empresa otimize o processo produtivo, facilitando a reposição do estoque esgotado e controlando o consumo de matéria-prima.
Fazer a gestão comercial de uma indústria é essencial para o crescimento da mesma.
Os recursos deste módulo simplificam o processo de vendas da sua equipe.
Você pode acompanhar todo processo, desde a emissão de um orçamento até confirmação de recebimento da mercadoria pelo cliente.
Além do controle operacional, informações para tomada de decisões também estão disponíveis.
O prazo de entrega, é o principal ponto na relação com o cliente.
Neste módulo, estarão disponíveis funcionalidades para facilitar o processo de carregamento, acompanhamento da entrega e cálculo do frete sobre suas vendas.
Neste módulo, você terá controle total das finanças da empresa, integrando processos junto ao seu banco, reduzindo a inadimplência, provisionando seu caixa, controlando pagamento de comissões, acompanhando o saldo dos caixas e bancos e muito mais.
Atividades de controladoria garantem confiabilidade, precisão, velocidade e segurança na tomada de decisões.
Neste módulo, os principais objetivos são as definições sobre controles
operacionais, extração de informações para tomadas de decisões, entrega de obrigações legais e integração com software de terceiros.
Relacionamento é o grande diferencial para prospecção e fidelização de clientes, não é mesmo? Neste módulo, estarão disponíveis funcionalidades para manter informações centralizadas sobre prospecções, oportunidades
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A Nota Fiscal Eletrônica tem validade em todos os Estados da Federação e já é uma realidade na legislação brasileira desde outubro de 2005.
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